A temporada de outono/inverno é também conhecida como a época da gripe, uma vez que a circulação do vírus influenza se intensifica. Durante o último mês observamos um aumento dos casos de Influenza. O que é importante saber? Confira no post no instagram.

1. GRIPE E RESFRIADO SÃO A MESMA COISA? 

    Não. Diversos vírus podem ser responsáveis pelo resfriado. Os sintomas comuns incluem congestão nasal, coriza, irritação na garganta e febre baixa, e geralmente são leves e resolvem-se por conta própria. A gripe é causada pelo vírus influenza e apresenta sintomas iniciais de febre alta, tosse, calafrios, dores musculares e dor de cabeça. Além disso, pode causar complicações graves que requerem hospitalização.

2. A VACINA CONTRA INFLUENZA CAUSA GRIPE? 

    Não. As cepas do vírus influenza presentes na vacina são inativadas e não causam doença.O corpo leva cerca de 15 dias para ser protegido e nesse período você pode ser infectado pelo vírus influenza ou por outro vírus respiratório e ter um quadro semelhante ao da gripe.

3. É IMPORTANTE VACINAR TODOS OS ANOS?

    Sim. O vírus sofre mutações ao longo do ano. A vacina é atualizada anualmente seguindo as recomendações da OMS.

4. QUAL A DIFERENÇA ENTRE A VACINA DA REDE PRIVADA E A DO SUS?

A A vacina contra a gripe trivalente (oferecida no SUS) inclui duas cepas de influenza A, sendo elas a H1N1 e a H3N2, além de uma linhagem de influenza B. Já a versão tetravalente (oferecida na rede privada) apresenta uma linhagem adicional do tipo B. Ambas conseguem abranger o subtipo mais comum do vírus da gripe, o H1N1.

5. QUEM PODE TOMAR A VACINA?

    Todos podem tomar a vacina. O programa nacional de vacinação prioriza idosos, adultos, crianças acima dos seis meses, gestantes e puérperas, pessoas com doenças crônicas e condições especiais. A vacina é segura.